Apresentação da nova diretoria da Sindsommelier na ALESP

A nova direção do Sindsommelier, sindicato de sommelier de vinho e bebidas em geral do estado de São Paulo, que faz 10 anos, foi apresentada em uma audiência pública na ALESP, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Estiveram presentes o deputado estadual Ricardo Madalena, presidente da Sindsommelier, Alair Vitor Fernandes e os novos diretores.

O Sindsommelier não é destinado somente para sommelier de vinhos, lembrando que um sommelier é um técnico em bebidas. Um sommelier tem que conhecer cerveja, cachaça, whisky, charuto, café, chá, entre outras bebidas e alimentos.

Segundo o presidente da Sindsommelier, Alair Vitor Fernandes, a categoria buscará levar aos associados educação e formação humana.

Nos últimos 3 anos, viajei pelo Brasil ministrando o curso de sommelier e presenciei as dificuldades das pessoas que buscam a formação e informação sobre sommelier. Encontrei uma realidade bem diferente de São Paulo, que é a meca de bebidas e restaurantes e onde se concentram a maior parte do conhecimento.

Para buscarmos mais conhecimento e com rapidez estamos formando parcerias.  Algumas destas parcerias e apoios são a ABS, Senac e a Sommelier School.

Sobre formação humana, participamos também de uma ONG, a CADEVI que é um centro de apoio ao deficiente visual. Levamos grupos para conhecer uma colheita, plantio e mostramos um pouco sobre a produção.

Uma novidade que foi adiantada no evento é que o sindicato irá buscar um reconhecimento no MEC sobre um curso de tecnologia em sommelier. Isto fortalecerá a classe dos sommeliers com informação e qualidade.

O evento teve a participação do Dr. Protásio Lemos da Luz, membro titular da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências, cardiologista e foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O Dr. Protásio fez uma palestra sobre os efeitos do consumo do vinho.

Veja a audiência do Sindsommelier realizada na ALESP na íntegra com a palestra do Dr. Protásio no link do Youtube: Audiência Pública - Sindicato dos Sommeliers de Vinho e Cachaça - 27/06/2022

Fotos do evento